data-filename="retriever" style="width: 100%;">
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou as datas das competições do Rio Grande do Sul em 2021. Indo pela ordem cronológica, a Série A do Campeonato Gaúcho começa em 28 de fevereiro e vai até 23 de maio. A Terceirona terá o pontapé inicial em 4 de abril e termina dia 18 de julho. A Divisão de Acesso será realizada no segundo semestre: começa em 4 de julho e se encerra em 26 de setembro. Já a Copa FGF ocorre de 1º de setembro até 28 de novembro, portanto, o seu mês inicial coincidirá com a reta final da Divisão de Acesso.
Nas categorias de base, a única competição já com definição do período de disputa é o Campeonato Gaúcho Sub-20: os confrontos ocorrem de 2 de maio a 18 de julho.
Inter-SM
O Inter-SM estará na Divisão de Acesso. Com o início da competição previsto para 4 de julho, o presidente alvirrubro, Jauri Schneider Daros, confirma que a apresentação do elenco de jogadores será no dia 1º de junho. No entanto, a participação no campeonato passa também pela liberação da presença de público, algo que depende da evolução da pandemia.
- Acredito que, pelos custos, não tem como se fazer um torneio sem público. O bom é que a Divisão de Acesso nem termina e já começa a Copinha, então podemos manter o mesmo plantel e ter praticamente seis meses de futebol. Mas, a nossa participação passa pela presença de público, algo que pode ocorrer até lá. Enquanto isso seguimos trabalhando, fazendo nossos risotos, galetos, arrumando o estádio no que for preciso. Se o início da competição é 4 de julho, eu já defino que nos apresentaremos em 1º de junho, pois 35 dias de pré-temporada estarão de bom tamanho - afirma Daros, que oficializou a permanência do técnico Sananduva.
Riograndense
Já o Riograndense recomeçou o trabalho pelas categorias de base neste ano. Não há a confirmação do retorno ao futebol profissional. O mais provável é que a retomada seja no Gauchão da categoria sub-20.
- Iremos realizar uma reunião nesta quinta-feira e uma outra na semana que vem. Mas, o mais provável é que, se jogarmos, seja o Campeonato Gaúcho Sub-20. Pensar na Terceirona seria muito difícil, ainda mais com os portões fechados. Estamos em dúvidas e na semana que vem teremos uma posição definitiva - afirma Maria de Lourdes Pinto Trindade, presidente do Periquito.